Doar sangue é rápido, fácil e seguro. Não existe o risco de contrair qualquer doença infecciosa. A duração média da doação é de 50 minutos a 1 hora, incluindo o tempo de todo o processo: cadastro, pré-triagem, triagem, coleta do sangue e lanche. No momento da doação serão retirados aproximadamente 450 ml de sangue, que serão coletados em uma bolsa plástica com todos os seus componentes descartáveis e que já tem uma quantidade padronizada de anticoagulante.
TIPOS DE DOAÇÃO:
Há várias possibilidades de doação:
.Doação Espontânea: ocorre quando o doador procura espontaneamente o banco de sangue para realizar uma doação sem dar nome de nenhum possível receptor. É a doação motivada pelo altruísmo do doador;
.Doação de Reposição: ocorre quando o doador procura o banco de sangue para fazer a doação em nome de algum paciente, visando repor unidades já utilizadas ou reservadas para um procedimento cirúrgico;
.Doação Autóloga: doação na qual o paciente coleta uma ou várias bolsas de sangue para seu próprio uso em um procedimento cirúrgico previamente agendado. O Banco de Sangue faz todos os testes no sangue e o armazena para ser usado pelo próprio doador.
.Convocada e Específica: quando necessário, o Banco de Sangue convoca doadores de seu cadastro para realizar doações. Isso ocorre comumente em situações de baixos estoques de sangue ou quando o doador possui um tipo raro de sangue.
QUEM PODE DOAR ?
Requisitos básicos para a doação de sangue:
Estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção.
Ter entre 16 e 67 anos (se tiver menos de 18 anos, deve vir junto do pai ou responsável)
Pesar mais 50 kg
Estar descansado e alimentado. Não ingerir alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação.(leite, manteiga, queijo, frituras e etc.).
Apresentar algum documento original com foto, emitido por órgão oficial (crachás não são aceitos): RG, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte, Certificado de reservista e Carteira Profissional emitida por Órgão de Classe (CRM, OAB, ABO, CREFITO, COREN, CREA, etc.