A cada quatro anos os países se unem para celebrar o esporte. A Olimpíada é o palco dos melhores atletas do planeta, que levam multidões de fãs para torcer e vibrar.
São diversas modalidades esportivas que nos inspiram a começar a praticar esporte. Mais importante do que ser um atleta de impacto é fazer atividade física regular.
O primeiro passo é descobrir uma atividade alinhada ao seu perfil de modo que consiga realiza-la regularmente.
O condicionamento do corpo pode ser realizado em academias, em casa ou em áreas públicas. Você pode optar por atividades aeróbias (corrida, bicicleta, esteira), aquáticas (natação, hidromassagem), de resistência muscular (musculação) ou para flexibilidade (alongamento, yoga).
Sequências preliminares de alongamento são essenciais. A elasticidade muscular prepara o corpo para a atividade física, permitindo que todo seu potencial seja alcançado, evitando o encurtamento dos músculos, o que acarreta acúmulo de tensão e dores intensas, em especial na musculatura da coluna para quem permanece por longos períodos na mesma posição, como em frente ao computador ou dirigindo. Alongue-se antes e depois da atividade física. Antes, para se aquecer; depois, para relaxar a musculatura.
Quando em exercício, concentre-se no que está fazendo. O foco de sua atenção deve estar na atividade. Sinta sua movimentação muscular, acompanhe sua respiração.
Coma uma pequena porção de algum alimento rico em carboidrato 30 minutos antes das atividades físicas. Isso vai melhorar seu rendimento. Evite exercita-se em jejum para evitar hipoglicemia, cãibras e arritmias.
Por fim, a regularidade traz mais benefícios à saúde do que a intensidade da atividade física. O ideal é praticar diariamente, mas você pode optar pela prática duas ou três vezes por semana.
Seja paciente com seu corpo, ouça sua respiração e monitore sua saúde, assim você alcançará o melhor dos títulos: o de campeão em saúde!